novo formato do vestibular do ita

Jul 31, 2018 14:51 · 881 words · 5 minutes read ime ita vestibular ita2018

Novo Formato do Vestibular do ITA

Vídeo

O Vestibular do ITA

O vestibular é um dos momentos mais marcantes na vida de muitos jovens. Durante o seu trajeto no Ensino Básico e no Ensino Médio, o fim deste último corresponde a uma prova bastante competitiva, e da qual dependem o seu futuro e sua profissão.

Dessa forma, as desigualdades no ensino podem se tornar um obstáculo para o aluno que deseja um curso mais disputado. Alguns destes cursos são os cursos de Medicina, de Direito e de Engenharia. Tratam-se de cursos respeitados pela sociedade em geral, pois são pilares em que se apoia a civilização moderna.

As dificuldades e os sonhos

A aprovação em um vestibular militar é bastante diferente da tradicional busca por uma vaga na universidade federal. Independente das dúvidas e discussões sobre a qualidade de cada universidade, sabe-se que há um diferencial nos concursos vestibulares de escolas militares.

Os conteúdos que são trabalhados nos colégios e cursos pré-vestibulares normalmente não abrangem a totalidade do que é cobrado na maioria dos concursos militares. A profundidade das questões é maior do que a de qualquer abordagem feita no ENEM. O vestibular do ITA, em particular, é considerado por muitos como o mais difícil - ou disputado - do Brasil inteiro.

Isso cria uma especificidade, de forma que os alunos que têm mais chance de serem aprovados comumente passam por algum tipo de preparação voltada para o vestibular desejado. O objetivo do Coaching IME/ITA é proporcionar este estudo específico de forma personalizada.

Mudanças no Formato do Vestibular do ITA em 2018

Há alguns anos, o IME anunciou uma medida que causou alvoroço dentre os vestibulandos desavisados. O certame intelectual designado como parte do concurso vestibular iria mudar de formato. Anteriormente, o exame consistia somente de 4 provas discursivas, e abordava as matérias de Física, Matemática, Química, Português e Inglês. Com a mudança, uma fase seria adicionada ao processo: uma prova objetiva, contendo questões das mesmas matérias.

Neste ano, o ITA anunciou mudanças similares em seu vestibular. Por conta da insinuação de incertezas, as mudanças causam ansiedade nos alunos.

A implementação de Cotas Raciais no Vestibular do ITA de 2018

Outra diferença marcante no vestibular do ITA de 2018 foi a adoção de cotas raciais. Em outras palavras, algumas vagas serão destinadas a candidatos declarados pardos e negros.

Quando começar a estudar?

A rigor, o melhor momento para começar a estudar seria há alguns anos. De forma mais realista, o melhor momento para estudar é agora. Alguns alunos começam a se preparar especificamente para o vestibular do ITA somente depois do fim do terceiro ano do Ensino Médio.

Esta situação tem a vantagem de não interferir nos estudos do colégio. Ainda assim, é possível trabalhar já durante o terceiro, ou até mesmo o segundo ano do Ensino Médio. Claro, isso requer que não se descuide dos estudos relativos ao colégio.

Alguns colegas formados no ITA, no entanto, começaram a estudar somente alguns anos após o fim do Ensino Médio. Muitos já trabalhavam e/ou cursavam outras faculdades, mas dedicaram-se ao estudo para o vestibular, e lograram obter a aprovação tão desejada.

Prazos de Estudo

O prazo de tempo em que cada aluno pretende ser aprovado possui uma relação direta com a intensidade do estudo, com o estresse físico e emocional gerado, e com a rapidez de assimilação.

O estudo de Curto Prazo é o que se dá quando o estudante pretende ser aprovado no vestibular mais próximo, ou seja, na prova de Dezembro de 2018.

O estudo de Médio Prazo, por sua vez, pode ocorrer quando o estudante está no segundo ano do Ensino Médio e busca a aprovação somente no final do terceiro ano; alternativamente, o aluno está no terceiro ano, mas pretende ainda estudar durante um ano após se formar no colégio (prova em Dezembro de 2019).

Finalmente, o estudo em Longo Prazo contempla o estudante que pretende se preparar de forma mais extensa ao longo do tempo, e talvez ainda esteja no primeiro ano do Ensino Médio.

Em todos estes casos, a intensidade da dedicação do aluno ao seu programa de estudos é o que irá determinar o sucesso.

Eficiência e Eficácia no Aprendizado e no Ensino

Declaradamente sou nativo às áreas mais duras de Exatas, sendo - portanto - relativamente distante à dos meios pedagógicos em minha produção científica. Entretanto, pude observar diversas armadilhas relativas aos estudos para o vestibular do IME e do ITA. Muito menos do que propagar fórmulas supostamente milagrosas, acredito em trabalhar de modo a dar ferramentas e subsídios para que o aluno possa gerenciar seu próprio aprendizado de forma relativamente autônoma.

O tempo de estudo diário, critério ingenuamente considerado importante por alguns envolvidos, pode ter sua eficiência e eficácia variando enormemente. Assim sendo, existem longos períodos de estudo em que nada parece ser aprendido, mas curtos lampejos em que diversas peças do quebra-cabeças parecem juntar e organizarem-se quase sozinhas.

Contato

Entre em contato por email: furetosan@gmail.com

Entre em contato por WhatsApp: Whatsapp (31) 97574 1895

Listas de Vídeos de Questões Resolvidas

Disponibilizo, ainda, três listas de resoluções de questões do vestibular do ITA. Quiçá, em um futuro próximo esta lista virá a incluir também as provas do IME, ou outras.

Contato

Entre em contato por email: furetosan@gmail.com

Entre em contato por WhatsApp: Whatsapp (31) 97574 1895